Música na Casa Projetos Sociais UFG
O projeto Música na Casa Projetos Sociais UFG iniciado em 2019 tem o objetivo de oportunizar o acesso à formação musical partindo do pressuposto que a música é necessária para a formação integral do ser humano. A formação musical como prática social e cultural tem o conceito ampliado, a partir dos aspectos musicais, sociais, culturais, econômicos. O campo de atuação do educador musical vem sendo alargado sobretudo nos espaços não formais de ensino, não escolares, geralmente ligados à projetos de extensão universitária ou aos projetos sociais ligados às Organizações Não Governamentais - ONG’s, igrejas, empresas, dentre outros espaços.
Ancorada em autores que buscam questionar as metodologias de ensino musical hegemônicas, com enfoque em técnicas e repertórios eurocêntricos da tradição conservatorial e trazem outras concepções sobre a educação musical a partir das suas funções sociais e como práticas de ensino e aprendizagem em música por meio de abordagem antropológica, que considera os aspectos ligados a música e o cotidiano, reconhece a diversidade musical e seus sotaques compreende a educação musical como meio de transformação social, o Ensino Coletivo de Instrumento Musical como metodologia para a iniciação instrumental e como educação popular e o Ensino Coletivo de Violão como metodologia criativa para a infância.
Desta forma, este projeto tem como objetivos gerais: promover o acesso à educação musical partindo do pressuposto que a música é necessária para a formação integral do ser humano; Promover a inclusão e a emancipação social do sujeito-educando, proporcionando o acesso a conhecimentos, valores e práticas musicais; Integrar o sujeito-educando como um articulador dentro da sua comunidade, reforçando seu protagonismo na formulação de novas soluções para problemáticas individuais e/ou coletivas; Tornar o ambiente onde será realizado o projeto atraente para o sujeito-educando, transformando-o em um espaço de congregação, amparo, estímulo ao desenvolvimento pessoal e coletivo; e como objetivos específicos, proporcionar ao sujeito-educando a iniciação aos estudos formais em música através de práticas instrumentais e vocais; e formar Orquestra de Violões e Grupos Vocais e/ou Instrumentais com crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando à formação musical, bem como, o bem estar social.
Por meio do Ensino Coletivo de Instrumento Musical - Aulas Coletivas de Violão e Percussão, tem-se como público alvo a comunidade em geral. As aulas visam dar ao aluno uma iniciação musical por meio da prática musical coletiva onde os conteúdos teóricos e de percepção musical serão aplicados ao repertório, utilizando o conceito de Teoria Aplicada. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com carga horária de 4 horas semanais. O número de alunos por turma de alunos não excede 30 alunos. A avaliação do processo pedagógico é permanente e espera-se como resultados a introdução da prática musical coletiva, introdução a percepção e teoria musical e a realização de apresentações públicas semestrais.